Disfunção sexual feminina

O que é a disfunção sexual feminina? 

A Disfunção sexual feminina é um problema no ciclo de resposta do corpo da mulher, que a impedem de chegar ao prazer durante a relação sexual. O ciclo de resposta sexual da mulher é dividido em quatro fases. Quando uma mulher tem dificuldade de resposta em alguma dessas fases, ela pode estar com alguma disfunção sexual feminina.

 Quais São Essas Fases?

Excitação; esta fase é quando a vontade pelo sexo é despertada, costuma ter como características, por exemplo: 

  • Aumento da tensão muscular
  • Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração
  • Aumento do fluxo de sangue nos genitais
  • Começo da lubrificação vaginal e inchaço das paredes da vagina, clitóris e dos pequenos lábios.

Platô; A fase do platô está próxima do orgasmo em si, nela há um aumento das características da excitação. Há um aumento principalmente da sensibilidade do clitóris, os batimentos cardíacos e a respiração se intensifica, aumentando a tensão muscular. 

Orgasmo; Momento do clímax, ele é acompanhado das seguintes características: 

  • Contrações musculares involuntárias;
  • Aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e intensidade da respiração, para haver um mais rápido uso do oxigênio;
  • Contração dos músculos vaginais;
  • Além de contrações ritmadas do útero;

Resolução; A fase de recuperação do corpo, é normalmente mais rápida nas mulheres, já que os homens gastam mais energia com a ereção do pênis. Algumas mulheres conseguem retornar para a fase do orgasmo, mesmo após a resolução, quando continuam sendo estimuladas podem ter orgasmos múltiplos.

Existem vários tipos de disfunções sexuais femininas, que podem variar de acordo com os sintomas. Baixo desejo sexual, transtorno de excitação sexual, transtornos orgásmicos e transtornos de dor sexual, são algumas dessas disfunções.

Quais são as Causas?

Dessa forma há um tempo achava-se que apenas questões psicológicas e sociais estavam envolvidas na disfunção sexual feminina. Hoje em dia, no entanto, sabe-se que questões físicas e hormonais também podem causar esse tipo de problema.

Qual seria o Tratamento?

Contudo a resolução de cada transtorno vai depender muito da causa, entretanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir e combater muitos desses problemas. Alguns especialistas sugerem um acompanhamento psicológico, alguns casos são recomendados o uso de estimulantes femininos e outros medicamentos.

4 thoughts on “Disfunção sexual feminina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *