O que e quem te motiva a parar de fumar?

O cigarro é um vício que ocupa lugar na rotina de diversas pessoas ao redor do mundo, mas será que existem maneiras realmente eficazes de parar de fumar sem causar mais danos a saúde. Veja abaixo algumas dicas de como parar de fumar, com dicas fáceis que não prejudicarão sua saúde.

Por que as pessoas fumam?

Em resumo a maioria nas pessoas diz que começou a fumar por curiosidade, ou por influência de amigos ou até mesmo dos próprios pais e que começaram antes dos vinte anos na nomeada “fase da descoberta”, onde tudo é novo, ocorrem mudanças no corpo, psicológica e é um período de transição entre a infância e a idade adulta e grande parte dos vícios  começam a se desenvolver nessa fase.

O que causa o vício? e como parar de fumar?

Ademais a nicotina contida no cigarro é uma substância psicoativa, que estimula o sistema nervoso central e traz também um efeito tranquilizante bloqueando o stress, causando dependência física e psicológica e como consequência, o desconforto da abstinência nas tentativas de largar o cigarro. 

Nicotina é um alcaloide (substância orgânica nitrogenada existente nas plantas e em alguns fungos), encontrado nas folhas do tabaco (Nicotiana tabacum).

E pode ser absorvida por via oral ou pulmonar, chegando ao cérebro em segundos e depois, dissolvida no sangue, vai sendo excretada rapidamente. Os fumantes entendem bem os sintomas da abstinência.

Dessa Forma Abaixo Seguem as Dicas que Podem lhe Ajudar a Parar de Fumar.

É necessário que você realmente esteja motivado e determinado a largar o cigarro.

O que e quem te motiva? 

Todavia, quais são suas metas? Um cigarro por dia? Um maço por semana? Se desafie!

Se dê recompensas e reconheça suas conquistas diárias. E saiba que podem ocorrer recaídas mas lembre-se todas as vezes de seu propósito, seja forte e determinado!

Faça atividades físicas-parar de fumar

Dessa maneira hoje temos as oportunidades em nossas mãos, programas de exercícios online com custo zero, nutricionistas respondendo perguntas e dando dicas em suas redes sociais e tantas outras plataformas online que nos dão possibilidade de trocar informações e ou chamar aquele velho amigo para uma caminhada, a vários programas de ajuda também, com pessoas que compartilham suas experiências com o vício e como conseguiram parar de fumar e ter uma vida mais saudável.

Determine uma data para parar de fumar de vez 

Então coloque lembretes mentais espalhados pela sua casa, despertador lembrando que a data está chegando e até ela chegar, vá diminuindo aos poucos o consumo, sem data marcada será sempre mais fácil criar motivos para adiar a sua meta.

Não faça o uso de adesivos

Dessa forma a maioria dos adesivos existentes liberam nicotina sem interrupções por 24 horas, em doses menores, mas não extinguindo totalmente as substâncias viciantes do sangue. Por isso, é uma solução não tão eficaz, pois quando você tirar o adesivo possivelmente sentirá falta do cigarro.

Quais os principais benefícios de deixar o cigarro?

Portanto o tabagismo é responsável por inúmeras doenças e alterações no organismo, algumas delas muito graves como: Doença pulmonar obstrutiva crônica, vários tipos de cancros (proliferação anormal de células) ou doenças cardiovasculares. Pode até mesmo afetar a fertilidade masculina, a saúde oral e ocular.

Doenças que podem ser evitadas com a pausa do cigarro

Em resumo o risco de cancro da boca, garganta e esófago são reduzidos para metade no espaço de cinco anos. O risco de cancro da laringe e do colo do útero também diminui.

Dessa forma você só tende a ganhar se parar de fumar, então comece já a determinar uma data para parar de fumar e siga as dicas citadas acima, procure ajuda médica se preciso, e busque apoio familiar ou de amigos para essa nova fase da sua vida, lembre-se que a paciência é a chave do sucesso!

One thought on “O que e quem te motiva a parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *