Quais doenças são causadas pelo alcoolismo?

Em resumo o consumo excessivo de álcool pode causar algumas doenças não transmissíveis graves, esse é mais um motivo para você parar de beber. Quer saber quais são essas doenças? Não se preocupe, reunimos aqui as doenças mais comuns relacionadas ao alcoolismo.

Pancreatite e diabetes

Bebidas alcóolicas quando ingeridas de forma excessiva e irresponsável podem ocasionar uma inflamação no pâncreas, conhecida como pancreatite.

Essa inflamação pode destruir o tecido do órgão e as células que são responsáveis pela produção de insulina. Insulina é um hormônio responsável por diminuir o nível de açúcar do sangue, por esse motivo, muito alcóolatras apresentam à diabetes.

Câncer

Há estudos que comprovam que o álcool pode desenvolver vários tipos de câncer, alguns exemplos que podemos citar são: câncer de esôfago, estomago, fígado, laringe, boca, cólon e mama.

Danos no sistema nervoso

Devido ao álcool atuar como depressor do sistema nervoso central e periférico, ele igualmente pode causar danos aos mesmos, levando o indivíduo alcoolista á ter dificuldade no raciocínio, alteração no comportamento, perca de senso de perigo, assim como, causa demência.

Além disso, a insônia é muito comum em pessoas que consomem altas quantidades de bebidas alcóolicas.

por que parar de beber?

Dessa forma o álcool é metabolizado pelo fígado, portanto quando esse consumo é exacerbado ao longo de vários anos, esse é o órgão que mais sofrerá as consequências.

Sabemos que entre 90% e 100% dos bebedores crônicos, começam desenvolvendo acúmulo de gordura no fígado, que pode evoluir para a hepatite alcóolica, e até mesmo para fibrose em alguns casos.

Existem casos mais graves ainda, onde o indivíduo desenvolve cirrose, que é uma inflamação muito grave do fígado, ela é crônica e irreversível.

Comece já a parar de beber

Dessa maneira ,agora que você já sabe alguns danos que o consumo alcóolico pode causar a sua saúde física e mental.

você já tem mais uma motivação, para parar de beber.

Contudo não deixe para amanhã, semana que vem, próximo mês, comece agora essa mudança de hábito, você notará grandes mudanças positivas em sua vida e consequentemente na de pessoas próximas que você se relacione.

Você só tem a ganhar se parar de beber.

3 thoughts on “Quais doenças são causadas pelo alcoolismo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *