Dicas de como parar de beber

Para que você dê o primeiro passo para tomar a decisão de parar de beber é necessário que esteja disposto.

Iremos lhe ajudar a ter algumas informações para que esse processo de tomada de decisão seja mais fácil para você. Vamos começar?

A dependência do álcool é chamada de alcoolismo, o que hoje é considerado um problema de saúde pública, pois afeta o indivíduo alcóolatra física e mentalmente.

O álcool é uma droga legalmente comercializada e muito incentivada pela sociedade. Mas será que você sabe a gravidade do alcoolismo?

Em apenas um ano foi identificado à morte de mais de 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo devido ao consumo exagerado de bebidas alcóolicas.

É importante sintetizar que o Brasil é o terceiro país com mais mortes por consumo de álcool, e que surpreendentemente o alcoolismo mata mais que tuberculose e HIV.

Para se ter noção da gravidade do alcoolismo iremos citar algumas doenças não transmissíveis que são causadas pelo consumo excessivo do álcool.

Doenças causadas pelo consumo de bebidas alcóolicas

  • Câncer: O consumo exacerbado de bebidas alcóolicas pode sim causar ou agravar o câncer, sendo eles específicos, como o câncer de boca, mama, laringe, fígado e estômago.
  • Gastrite: Quando o álcool é consumido exageradamente ele pode causar uma erosão das paredes do estômago tornando-o mais frágil, e interferindo dessa forma na secreção do suco gástrico estomacal.

  • Quando isso ocorre podem surgir lesões ou inflamações que causam a gastrite e também úlceras gástricas que são feridas no estômago.
  • Complicações no fígado: Devido ao fígado metabolizar o álcool ingerido, esse é o órgão mais prejudicado, imagine uma pessoa que ingira altas doses de bebidas alcoólicas por anos.

Tudo começa com um acúmulo de gordura no fígado passando depois para situações mais graves como a inflamação do fígado (Hepatite Alcóolica). Estima-se que cerca de 90% à 100% dos consumidores crônicos iram desenvolver essas complicações.

  • Cerca de 40% dos casos podem acabar evoluindo para a cirrose que é um grau mais elevado, onde a inflamação do fígado se torna crônica e irreversível.
  • Pancreatite: Em alguns casos o álcool pode causar uma inflamação no pâncreas, com efeito o tecido do órgão e as células que produzem insulina são destruídos.

Como resultado muitos alcoólatras desenvolvem diabetes, pois a insulina é responsável por diminuir o açúcar no sangue.

Se você tomou a decisão, deve começar agora!

Não deixe para amanhã, semana que vem, mês que vem, depois de um evento específico.

Se tomou a decisão de parar de beber, inicie agora esse processo, lembre-se que quanto antes você parar de beber.

Mais rápido você obterá melhoras em sua saúde e qualidade de vida.

É preciso resistir e ter persistência

Ao se deparar com pessoas que lhe ofereçam bebidas alcóolicas, diga não, seja firme em suas escolhas.

E se perceber que essas pessoas estão insistindo de uma forma incômoda, se afaste das mesmas.

Aprender a dizer não é essencial, você não precisa beber porque outras pessoas estão bebendo, você precisa resistir para manter-se sóbrio. Se houver uma recaída, olhe para frente e encontre seu foco novamente.

Nessa primeira fase de abstinência é comum sentir-se ansioso, estressado, sentir tremores, mas esse são sintomas passageiros que, aliás, variam de pessoa para pessoa.

Deixe que sua família e amigos participem e saibam de sua decisão para que evitem comprar bebidas alcóolicas para deixar em casa, ou para que evitem consumi-las perto de você.

Você não deve dar brecha para recaídas.

Lembre-se o mais importante é conseguir parar de beber

Ingerir bebidas alcoólicas de forma exagerada e sem responsabilidade pode causar alcoolismo.

Consequentemente você terá problemas presentes e futuros, podendo chegar a complicações maiores e fatais.

Parar de beber parece complicado mas você irá conseguir.

One thought on “Dicas de como parar de beber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *