Tenho dificuldades em parar de beber

O consumo de bebidas alcoólicas é uma prática realizada a muito tempo e por diversas culturas, as mesmas são utilizadas em diversas ocasiões como por exemplo confraternizações tanto sociais como as de negócios, momentos festivos, em eventos diversos. Veja abaixo algumas dicas para te ajudar a parar de beber.

Contudo a ingestão inadequada de bebidas alcoólicas é hoje um problema de saúde pública, ao passo que a mesma é considerada uma droga e é ingerida mundialmente, comercializada de forma legal e ao mesmo tempo há um grande incentivo para sua ingestão por toda sociedade.

As bebidas alcoólicas estão ligadas de forma direta ao desenvolvimento de muitas doenças crônicas não transmissíveis.

Mortes causadas pela bebida alcoólica

Existem dados onde o número de mortes por consumo de bebidas alcóolicas, em apenas um ano, chega à 3,3 milhões de pessoas no mundo todo, o alcoolismo mata mais que HIV, obesidade, tuberculose e atos de violência em geral.

No entanto mesmo com essas informações cerca de 38% da população mundial ainda consome álcool todos os dias.

O consumo desenfreado e frequente de bebidas alcóolicas, causam dependência e outros transtornos, essa dependência é o que chamamos de alcoolismo, onde pessoas que sofrem do mesmo tem um desejo insaciável por bebidas alcóolicas.

Esses indivíduos possuem grande dificuldade de abandonarem esse vício, e inegavelmente o mesmo contribui muito para a violência doméstica, conflitos familiares, separação de casais, dificuldades financeiras e muitas outras áreas da vida pessoal e profissional que são afetados pelo alcoolismo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o Brasil é o terceiro país com mais mortes relacionadas ao consumo de álcool, e que não há um padrão onde o consumo de álcool esteja seguro e livre de riscos.

Além disso consideram o alcoolismo uma doença psiquiátrica, assim como o mesmo pode ter ligação com problemas fisiológicos no corpo e mente.

Principais Doenças Relacionadas com o Consumo de Álcool

O álcool leva muitas das vezes a lesões e inflamações do problema digestivo, como a erosão das paredes do estômago, o que pode fazer surgir úlceras gástricas, no estômago, esôfago ou no intestino, o que chamamos de gastrite e úlceras.

Pode causar também pancreatite e como consequência levar à diabetes. 

Outras doenças relacionadas com o consumo de álcool são o câncer e também o mesmo pode causar danos ao sistema nervoso.

Comece Agora-Parar de Beber

Você quer parar de beber? Fique tranquilo, pois iremos lhe ajudar!

Primeiramente tome a decisão de parar de beber, mas tome já, a decisão não pode ficar para amanhã, outra semana ou outro mês.

Você precisa aprender a falar não, não é necessário beber somente porque as outras pessoas estão bebendo.

Portanto aprenda a dizer não, e se afaste de pessoas que insistem em lhe oferecer bebidas alcoólicas.

Na fase de abstinência, o indivíduo muitas vezes sente irritabilidade, tremores, pressão alta, ansiedade e irritabilidade, mas esta fase durará pouco tempo.

O importante é manter-se focado e ter persistência em sua escolha.

Não Tenha Bebidas Alcoólicas em Casa

É importante que nessa fase tanto o indivíduo quanto os familiares e amigos, evitem comprar bebidas alcóolicas, pois isso pode prejudicar muito o processo de quem precisa e quer parar de beber.

Não dê oportunidade para as recaídas.

Evite Ambientes e Pessoas de Risco

Nesse momento é importante evitar situações onde você estará em contato direto com bebidas ou pessoas consumindo bebidas.

Evite bares, festas e pessoas que te impeçam de manter a sua sobriedade nesse momento.

Lembre-se que o consumo excessivo pode causar complicações, e intoxicação aguda, o que muitas vezes pode levar a morte.

One thought on “Tenho dificuldades em parar de beber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *