Como conseguir parar de beber?

Sabia que parar de beber pode salvar sua vida? O numero de pessoas que morrem por conta do álcool vem aumentando cada vez mais. E muitas vezes esse vício é difícil de ser tratado sozinho, então é preciso pedir ajuda. Continue lendo e descubra como parar de beber.

Todavia o consumo de bebidas alcoólicas é uma pratica realizada pela maioria das pessoas. Seu uso pode estar ligado a varias situações como datas festivas, confraternizações sociais e de negócios e eventos culturais. Contudo a ingestão irregular e frequente de álcool pode ser considerado um problema de saúde publica, pelo fato do álcool ser a droga mais usada e legalmente comercializada, e essa prática muitas das vezes é incentivada principalmente pela sociedade.

Em um ano o consumo de bebidas alcoólicas matou mais de 3,3 milhões de pessoas no mundo todo. O álcool mata mais que tuberculose, HIV, obesidade e atos de violência.

E mesmo assim cerca de 38% da população mundial ainda persiste nesse vício e não conseguem parar de beber.

Certamente o consumo de bebidas alcoólicas pode causar dependência e outros transtornos decorrentes do uso abusivo e irregular podendo atingir de forma negativa os familiares e contribuem de maneira massiva para problemas como violência doméstica, separação de casais, conflito interpessoais, negligência infantil, problemas financeiros, dentre outros problemas.

Dessa maneira a dependência de bebida alcoólica é chamada de alcoolismo caracterizada por pessoas que costumam ter um desejo insaciável por bebidas alcoólicas e dificuldade para abandonar o vício.

A (OMS) Organização Mundial da Saúde considera a dependência do álcool uma doença psiquiátrica, entretanto apresenta consequências fisiológicas gravíssimas ao corpo e mente. O Brasil é o terceiro país do mundo com mais mortes por conta do álcool.

Principais doenças causadas pelas bebidas alcoólicas

Doenças do fígado

O álcool que é consumido se metaboliza no fígado, e por isso esse órgão é o que mais sofre com seus efeitos. A doença causada no fígado é caracterizada pelo consumo continuo e Crônico do álcool e a quantidade consumida. Cerca de 90% e 100% das pessoas com casos crônicos de bebida desenvolvem problemas crônicos como esteatose hepática alcoólica que pode evoluir para hepatite alcoólica e até mesmo fibrose, para que o organismo tente se defender. 40% dos casos podem evoluir para cirrose, que é uma inflamação crônica e irreversível no fígado.

Gastrites e úlceras

Dessa forma o álcool pode gerar lesões e inflamações no aparelho digestivo, como erosão das paredes do estômago, inflamação da mucosa do estômago provocando uma gastrite e úlceras gástricas.

Diabetes e pancreatite

Se você não parar de beber poderá ter uma inflamação no pâncreas e assim destruir o tecido do órgão e as células que produzem insulina, podendo também fazer com que os alcoólatras desenvolvam diabetes.

Câncer causado por não conseguir parar de beber

A bebida pode fazer com que se desenvolvam vários tipos de câncer como o de boca, esôfago, estômago, laringe, fígado, colón, reto e mama.

O sistema nervoso é prejudicado caso você não consiga parar de beber.

A bebida alcoólica atua como um depressor do sistema nervoso central e periférico o que causa danos a eles. Dessa forma o abuso pode acarretar em consequências como demência, dificuldades no raciocínio, resolução de problemas simples e alteração do comportamento e fazer com que a pessoa perca o senso da realidade. Se você não parar de beber pode vir a desenvolver deficiências de vitaminas como B1 que contribuem par ao risco de demência alcoólica.

Comece agora a abandonar esse vício

Não é preciso deixar para segunda-feira ou para a próxima semana, ou depois de alguma data especial. Comece hoje, quando tomamos a decisão de mudar um hábito é assim.

Aprenda a falar não para as bebias alcoólicas caso alguém lhe ofereça.

Lembre-se uma recaída não significa o fim da luta contra parar de beber, persista não perca as esperanças nem a força de vontade.

Sobretudo não tenha bebidas em casa, isso pode prejudicar sua fase de recuperação.

Tenha sempre cuidado com lugares, pessoas e situações que você sabe que podem te incentivar a beber.

Contudo não se esqueça se você não parar de beber a intoxicação aguda e complicações oriundas do consumo excessivo de álcool podem levar à morte.

One thought on “Como conseguir parar de beber?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *