Como parar de beber utilizando o mindfulness?

O mindfulness tem ganhado muita popularidade, mas você sabia que pode até mesmo ser utilizado para parar de beber?

O mindfulness é um conjunto de práticas e técnicas que trazem benefícios comprovados pela ciência, como maior foco, calma e alívio do estresse. A técnica ensina a estar no momento presente e fazer tudo com consciência. Conheça duas das mais populares práticas do mindfulness e como podem te ajudar a parar de beber

Yoga para sobriedade: oito maneiras que o yoga pode te ajudar a parar de beber.

O yoga pode ser muito divertido

A maioria das pessoas bebe ao menos um pouco para se divertir e quando o álcool é removido de sua vida, um dos maiores desafios para aqueles que são novos na sobriedade é o tédio. 

Apesar de o yoga estar associado com o relaxamento e calma, essa prática pode também ser muito divertida! Dependendo do estilo e intensidade da aula, ficar focado e relaxar podem ajudar a aliviar o tédio que surge no início da sobriedade. 

Pode te ajudar a aliviar o estresse

Um dos maiores benefícios do yoga é aliviar o estresse. Isso faz dessa prática um grande aliado para quem deseja parar de beber e em adição, melhorar outros aspectos em sua vida, tais como resistência física, fortalecimento dos músculos e postura.

No início da sobriedade pode parecer que tudo são flores e que parar de beber é a resposta para todos os problemas da vida. Esse período, que é chamado de “nuvem rosa” é curto e acaba rápido. Uma vez que a nuvem rosa vai embora, seus problemas voltam a te preocupar e estressar, e você ainda assim irá precisar encontrar maneiras saudáveis de lidar com tais situações. 

Na verdade, um dos erros críticos no início da sobriedade é não ter nenhum mecanismo de enfrentamento, ou estratégias de coping como é também chamado. Fazer o uso do yoga no início da sobriedade é uma ótima forma de se preparar para quando os momentos mais difíceis chegarem. Você automaticamente terá uma estratégia saudável de coping para aliviar o seu estresse quando os momentos mais deprimentes e difíceis chegarem. 

O yoga leva tempo

Se você é totalmente novo a essa prática existem muitas maneiras de começar. Você até mesmo pode começar sozinho na sua sala de estar enquanto assiste a uma aula em vídeo disponível nas redes sociais, você pode também começar escolhendo um livro sobre o assunto. 

Frequentar uma academia ou estúdio é interessante, em primeiro lugar por que será uma coisa a mais para manter seu corpo e mente ocupada, e também por serem aulas longas (algumas podem até mesmo chegar à uma hora e meia de duração!). Se você deseja beber, vá para a aula e só depois do final decida se realmente quer beber álcool, já que após uma hora e meia é muito provável que esse desejo intenso tenha passado. 

As aulas de yoga te apresentam novas pessoas

Outro importante tópico sobre a sobriedade que precisa ser citado é que após parar de beber você irá se afastar das pessoas que bebiam junto com você. Mas o importante é que algumas pessoas irão te apoiar e torcer por você e pelo seu novo estilo de vida. 

Já outras pessoas simplesmente não vão torcer por você, e nem te apoiar nessa nova jornada, talvez porque a sua decisão possa refletir em seus problemas com a bebida, ou talvez porque não conseguem ver nenhum motivo pelo qual alguém pode decidir parar de beber.

Apesar de tudo é essencial continuar e fazer o que é melhor para você.

Se você acabar se isolando de seu grupo de amigos que bebia junto, você vai precisar encontrar outras maneiras de socializar e conhecer novas pessoas, e as aulas de yoga podem te ajudar a conhecer pessoas novas no início de uma sobriedade. E o melhor é que essas pessoas também têm consciência de sua saúde. 

Não é que essas pessoas nunca vão ingerir álcool, mas ao menos você vai saber que a primeira atividade em comum entre vocês não é o bar. 

O yoga irá te ajudar a se conectar com seu próprio corpo

Outra maneira de usar o yoga para a sobriedade é através da intensa conexão com o seu corpo e mente. Essa prática cria um sentimento de autoconsciência que você nunca experimentou antes. Toda a respiração, quietude e foco da mente te ajudam a realmente prestar atenção a todos os sentimentos e sensações que você não percebia antes, além de entrar em sintonia com tudo que te faz se sentir bem e o que te faz se sentir mal. 

Essa atividade não é uma cura, e se utilizado de forma isolada não irá fazer você parar de beber. 

Mas não é segredo que aqueles que iniciam essa prática talvez realizem outras mudanças em sua vida. 

Yoga te ajuda a perder peso

O yoga tonifica os músculos e em combinação com uma pele mais jovem e bonita, cabelo mais saudável e uma cintura mais fina só adiciona pontos positivos para a sobriedade. 

Se você praticar o suficiente, o yoga irá auxiliar na perda de gordura e na tonificação muscular. 

O yoga te dá objetivos

Existem várias razões para começar a praticar yoga. Algumas pessoas realmente gostam do processo de aprendizado. Apesar do yoga não ser apenas sobre asanas (posturas), você tem que admitir: é lindo vê-las. 

Se cure através dessa prática

Em conclusão, a sobriedade, ou parar de beber, é um termo utilizado em longo prazo e não existem maneiras de resolver o problema do vício rapidamente. Independente se você vai a uma reabilitação, grupo de apoio, terapia, ou faça isso sozinho, você deve ter em mente uma lista de abordagens de métodos holísticos que te ajudem a parar de beber e ter uma vida saudável. 

 Álcool e meditação

Assim como qualquer outro vício, a dependência em álcool traz um grande sofrimento para aqueles que são dependentes e todos os que estão conectados com essa pessoa. 

Apesar de existir mais uma definição de vício e alcoolismo, um pode soar familiar, pois vem do popular grupo de apoio Alcoólatras Anônimos. A definição do grupo AA sugere que alcoolismo é, na verdade, uma doença tripla uma vez que: 

  1. Alergia física que desencadeia o desejo e a compulsão;
  2. Obsessão mental que rouba a livre escolha da pessoa, tornando quase impossível resistir àquela substância;
  3. Doença espiritual que geralmente inclui os sentimentos de desconexão com o mundo exterior e descontentamento. 

Há várias práticas da meditação para parar de beber. A meditação nos ensina que nós não devemos ignorar todos os pensamentos e desejos, mas sim devemos aprender a lidar com eles. Aprendemos que temos escolhas, e podemos usá-las para nos mantermos no momento presente enquanto reconhecemos tais pensamentos, emoções e sensações que habitualmente desencadeiam um comportamento mal ajustado. Nós aprendemos a aceitar tudo o que estamos sentindo, e deixar ir, aprendemos que a autoaceitação é possível, e que isso é o suficiente. 

Vício e controle

Para muitas pessoas viciadas em álcool ou outras substâncias, meditar pode ajudá-las a sentir que estão mais no controle de situações e mais aptas a parar de beber de uma vez por todas. De fato: os viciados se tornam escravos de seus desejos. 

Dia após dia seu foco principal é adquirir e consumir a substância à qual estão viciados. Essa dependência compromete seu bem-estar e aumenta o desconforto que eles esperavam escapar. Os alcoólatras tendem a ser presos em uma rede de negação e permanecem imunes a conselhos, mesmo quando aqueles que estão próximos tentam ajudar.

Somente o viciado pode realmente recuperar o controle de sua situação escolhendo a recuperação em vez do alívio temporário da fuga. O processo de recuperação é mais ou menos envolvido, dependendo do tipo de dependência. Enquanto algumas pessoas são capazes de “abandonar o hábito” e realizar a desintoxicação por conta própria, muitas outras se beneficiam do apoio prestado por outros em recuperação e terapia.

Quatro verdades da recuperação

Baseado nas Quatro Nobres Verdade que se baseiam todas as formas de crenças, filosofias e meditações budistas. Nesse contexto, as Quatro Nobres Verdades são:

  1. O vício cria o sofrimento;
  2. A causa da dependência é o desejo repetitivo;
  3. A recuperação é possível;
  4. O caminho para chegar até a recuperação está disponível a quem o procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *